Vestibular Acessível: um direito de todos!

Não é possível falar em vestibular acessível sem antes lembrar das palavrinhas mágicas para justificar ou lembrar que tudo que fazemos por pessoas com deficiência é, antes de tudo, um dever de toda a sociedade. Igualdade não se trata apenas de garantir os direitos assegurados pela lei, mas também oferecer uniformidade de tratamento e oportunidade para todos, lhes garantindo acesso a lugares e serviços, produtos ou informações para que sejam incluso em um contexto social maior.

Com o objetivo de contribuir na diminuição dessa desigualdade, o Sistema de Bibliotecas da Unicamp, através do LAB – Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central César Lattes, oferece, desde 2020, um trabalho de adaptação – para formatos acessíveis –  dos livros de leitura obrigatória para o vestibular. Contando com a lei que nos garante inferir alterações na forma de acesso a esse material por parte dos candidatos com deficiência, sem com tudo ferir  as  leis de direitos autorais.

Todo o trabalho de adaptação é realizado com auxílio de alunos bolsistas da própria universidade e já foram disponibilizados 12 livros adaptados em 3 formatos: MP3, PDF e em TXT. Garantindo assim acesso a pessoas com deficiência visual.  Os livros adaptados estão disponíveis no espaço da Biblioteca Digital – Vestibular Acessível. É competência da COMVEST divulgar e dar acesso a este material aos candidatos que declararem, no ato da inscrição, possuírem algum tipo de deficiência visual.

Entendemos ainda, que a leitura é um imperativo para o desenvolvimento intelectual, pois além de desenvolver o espirito critico, melhora o vocabulário e a capacidade de se expressar, de relacionar ideias na percepção dialética do cotidiano é que estamos trabalhando para disponibilizar a esse público outras opções de literatura como leitura de fruição.

Equipe do LAB – Laboratório de Acessibilidade.